data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
O proprietário Alexandre Druzian (centro), e os cozinheiros Guigo Ferrari (à dir.), e Patrícia Salvador, buscam, sempre, aprimorar as receitas
Levar satisfação aos consumidores nem sempre é uma tarefa fácil para um restaurante. Mesmo assim, é isso que o Fest Bistrô faz há 12 anos no mercado santa-mariense, adequando técnicas de gastronomia em cada receita.
O administrador de empresas Alexandre Druzian, 49 anos, sempre foi apaixonado por música, e empreendeu no ramo durante muito tempo, com uma loja de instrumentos musicais. Com o baixo desempenho no ramo, por oscilações de mercado, ele prestou concurso para a Caixa Econômica Federal, e passou a trabalhar como bancário.
Em 2008, ele abriu um restaurante, mudando completamente a direção dos negócios. Mas o bom movimento no início do empreendimento não foi suficiente para o santa-mariense.
- Até tinha um bom andamento no começo, mas pela falta de experiência de nossa parte na área, acabamos tendo prejuízos - comenta o administrador.
Druzian não desistiu de levar o objetivo adiante. Persistente, decidiu pedir afastamento do banco onde trabalhava para se dedicar ao aprendizado e melhor gerir o negócio.
Massagista alia estética e saúde para resultados rápidos
VIRADA
O Fest Bistrô, que hoje trabalha com culinária vegetariana, inicialmente não adotava essa prática. A ideia veio, além das mudanças de convicções pessoais do proprietário, da própria demanda da empresa.
- Sempre tivemos um bufê com uma boa variedade de saladas. Isso atraía muito a população adepta à dieta vegetariana, e começamos a perceber que, mesmo não sendo um restaurante vegetariano, as pessoas conseguiam montar um bom prato nesse sentido - diz o empresário.
Assim, o local foi se popularizando entre a comunidade vegana e vegetariana, estreitando cada vez mais os laços com o estabelecimento. Da mesma forma, Druzian, que sempre gostou de animais e de tudo o que a natureza oferece, buscou informações a respeito desse modo de vida. Logo, a transição pessoal também foi direcionada ao empreendimento.
Em 1° de novembro de 2016, no Dia Mundial do Veganismo, o estabelecimento realizou o primeiro dia sem carne, e disponibilizou um bufê totalmente vegano. Na ocasião, o grande movimento chegou a dificultar o atendimento.
- Havia fila no lado de fora, as pessoas aplaudiam a iniciativa. Foi um dia incrível para nós - diz o proprietário.
VÍDEO: depois do feriado, população vai poder agendar visitas nos cemitérios públicos
Druzian carrega a marca, ainda, de ser o pioneiro em abrir um restaurante totalmente vegano no interior do Estado.
A partir daquela experiência, ele adotou a segunda-feira sem carne, também uma campanha mundial, além do sábado sem carne, por iniciativa própria, e o restaurante foi ficando cada vez mais identificado por essa culinária. No ano de 2017, veio a virada definitiva: o Fest Bistrô passou a ser totalmente de culinária vegana.
OTIMISMO
O período de pandemia foi o mais complicado para o negócio. Segundo o dono, além de fechar durante um mês, houve queda no movimento. Mesmo após autorização da volta dos bufês, Druzian optou por não retornar com a prática. Hoje, ele recebe os pedidos à la carte, e envia por tele-entrega.
- Consideramos que não é o momento de abrir. Bufês são muito arriscados em termos de contágio, e prezamos pela segurança da clientela - explica.
VÍDEO: retorno do feriadão é calmo nas estradas e de pouco movimento na rodoviária
O momento atual não impediu que a equipe do Fest Bistrô buscasse, mais do que nunca, intensificar o sabor das receitas. Além disso, valorizar a economia local e planejar a expansão são fatores presentes no cardápio de Druzian.
- Produtores locais são muito importantes para nós. Com o que eles oferecem, conseguimos manter o sabor original dos pratos. É fundamental que valorizemos o que é da nossa região. No mais, temos a intenção de abrir mais duas unidades, e, hoje, temos reservas para abrirmos uma, quando entendermos que o mercado está favorável a isso - completa Druzian.
FEST BISTRÔ
- Atuação - Restaurante de culinária vegana
- Fundação - 2008
- Empregos diretos - 6
- Endereço - Rua Venâncio Aires, 1639
- Telefone - (55) 5530-2635
- Facebook e Instagram
A CAMPANHA
- A iniciativa #PorTodosNós convida cada santa-mariense a valorizar quem produz aqui, gera renda e empregos e ajuda o Coração do Rio Grande a pulsar mais forte, mantendo a esperança de dias melhores
- Em ações institucionais, editoriais e comerciais, o Diário mostra a importância de consumir de quem trabalha por todos nós. A campanha começou no dia 18 de abril e seguirá com reportagens diárias nas plataformas impressa e digital
- Ela é promovida em parceria com a prefeitura de Santa Maria e tem o apoio de 29 entidades e instituições da cidade (veja ao abaixo)
APOIADORES DA CAMPANHA #PORTODOSNÓS
- Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm)
- Associação de Hotéis, Restaurantes e Agências de Viagens (AHTurr)
- Associação de Jovens Empreendedores de Santa Maria (Ajesm)
- Associação Distrito Vivo (ADV)
- Associação dos Professores Universitário de Santa Maria (Apusm)
- Associação dos Transportadores Urbanos (ATU)
- Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV)
- Associação Rural de Santa Maria
- Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism)
- Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Santa Maria
- Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria
- Espaço Contábil Região Centro
- Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma)
- Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma)
- Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas)
- Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Santa Maria
- Santa Maria Tecnoparque
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
- Sindicato da Habitação (Secovi)
- Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Santa Maria)
- Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS)
- Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros Região Centro)
- Sindicato dos Empregados do Comércio de Santa Maria (SecSM)
- Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas Região Centro)
- Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos Rodoviários de Santa Maria e Região (Sitracover)
- Sindicatos dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm)
- União das Associações Comunitárias (UAC)
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- Universidade Franciscana (UFN)
*Colaborou Wederlei Pires